ENSINO

CURSO DE CLÍNICA PSICANALÍTICA

Seminários Teóricos e Clínicos

1º Semestre

  • Teoria da Técnica I
  • Técnica da Infância I
  • Psicopatologia  I
  • Psicopatologia da Infância I
  • Seminário de Clínico I

2º Semestre

  • Teoria da Técnica II
  • Técnica da Infância II
  • Psicopatologia II
  • Psicopatologia da Infância II
  • Seminário de Clínico II

3º Semestre

  • Teoria da Técnica III
  • Técnica da Adolescência I
  • Psicopatologia III
  • Psicopatologia da Adolescência I
  • Seminário Clínico III

4º Semestre

  • Teoria da Técnica IV
  • Técnica da Adolescência II
  • Psicopatologia IV
  • Psicopatologia da Adolescência II
  • Seminário Clínico IV

Seminário Clínico

Através do seminário clínico o aluno exercita o fazer clínico. Os casos trazidos desenvolvem a experiência de ouvir e compreender um paciente em conjunto.

Atendimento Clínico

O curso compreende  400 horas  de atendimento clínico no ambulatório da instituição ou no consultório particular do terapeuta. Nosso ambulatório atende pacientes particulares e também conveniados.

Supervisão Individual

Ocorre semanalmente durante os dois anos do curso, totalizando 46 horas/ano, com um supervisor a cada ano, escolhido pelo aluno entre os nomes habilitados e divulgados pelo departamento de ensino. Tem objetivo de orientar e dar suporte teórico clínico ao aluno em formação.

Supervisão Coletiva

Consiste num exercício clínico onde é convidado pelo Departamento de Ensino um supervisor especialista na faixa etária do caso a ser apresentado. Nesta supervisão participam tanto os alunos do Curso de Clínica como os de Fundamentos , oportunizando-se a integração destes e uma maior  riqueza de trocas .

Reuniões Clínicas

Tem como propósito a organização e funcionamento do ambulatório, e também  a participação de convidados de áreas correlatas para discussão de temáticas oriundas dos processos clínicos desenvolvidos ao longo da formação.

Reuniões Científicas

Objetivam a discussão teórica de temas pertinentes à Psicanálise, buscando divulgar e fazer circular o conhecimento psicanalítico.

Curso de Fundamentos da Teoria Psicanalítica

Objetivo

O Curso de Fundamentos da  Teoria Psicanalítica tem por objetivo o aprofundamento da teoria construída por Freud, a Psicanálise, bem como a apresentação das contribuições teóricas de seus principais seguidores: Wilfred Bion, Melanie Klein , Donald Winnicott e Jacques Lacan.

Como se configura

O curso, com duração de 4 semestres , constitui-se de seminários teóricos e clínicos, supervisão individual e coletiva, atendimento clínico ambulatorial além de reuniões clínicas e científicas, atividades estas que visam dar o suporte para uma formação sólida.
Estas atividades organizam-se nas quartas- feiras das 11h às 14h (seminários teóricos) e sextas-feiras das 9h às 13h e 30 min , com intervalo para almoço (seminários teóricos e clínico). As reuniões de Supervisão Coletiva  e Clínica  ocorrem às segundas-feiras das 11h às 12h e 15min,  e a Reunião Científica acontece às quintas-feiras das 20h e 30min às 22h. Todas ocorrem mensalmente.

Seminários Teóricos e Clínicos

1º Semestre

  • Freud I
  • História da Psicanalise
  • Melanie Klein I
  • Winnicott I
  • Seminário Clínico I

2º Semestre

  • Freud II
  • Melanie Klein II
  • Winnicott II
  • Bion I
  • Seminário ClínicoII

3º Semestre

  • Freud III
  • Bion II
  • Autor Contemporâneo
  • Lacan I
  • Seminário Clínico III

4º Semestre

  • Freud IV
  • Textos Sociais de Freud
  • Lacan II
  • Bion III
  • Seminário Clínico IV

Seminário Clínico

Através do seminário clínico o aluno exercita o fazer clínico. Os casos trazidos desenvolvem a experiência de ouvir e compreender um paciente em conjunto.

Atendimento Clínico

O curso compreende  400 horas  de atendimento clínico no ambulatório da instituição ou no consultório particular do terapeuta. Nosso ambulatório atende pacientes particulares e também conveniados.

Supervisão Individual

Ocorre semanalmente durante os dois anos do curso, totalizando 46 horas/ano, com um supervisor a cada ano, escolhido pelo aluno entre os nomes habilitados e divulgados pelo departamento de ensino. Tem objetivo de orientar e dar suporte teórico clínico ao aluno em formação.

Supervisão Coletiva

Consiste num exercício clínico onde é convidado pelo Departamento de Ensino um supervisor especialista na faixa etária do caso a ser apresentado. Nesta supervisão grupal participam tanto os alunos do Curso de Clínica como os de Fundamentos , oportunizando-se a integração destes e uma maior  riqueza de trocas .

Reuniões Clínicas

Tem como propósito a organização e funcionamento do ambulatório, e também  a participação de convidados de áreas correlatas para discussão de temáticas oriundas dos processos clínicos desenvolvidos ao longo da formação.

Reuniões Científicas

Objetivam a discussão teórica de temas pertinentes à Psicanálise, buscando divulgar e fazer circular o conhecimento psicanalítico.

Fotos da Aula Inaugural

A diretora do Departamento de Ensino acolhe o palestrante Jefferson Silva Krugg, que nos proporcionou um encontro produtivo e reflexivo sobre a técnica e o referencial teórico que o psicólogo utiliza na sua prática clínica com crianças.